O tratamento deve ser individualizado, de acordo com a faixa etária, grau de atividade física, o tipo da lesão do menisco e os tratamentos já realizados. É possível iniciar com medicamentos e medidas de repouso, como fisioterapia ou até mesmo a cirurgia, realizada por meio de videoartroscopia.
➜ CIRURGIA DE LESÃO DO MENISCO:
A cirurgia para o tratamento da lesão meniscal é realizada em ambiente hospitalar. O joelho é inspecionado por dentro, através de duas pequenas incisões de 1 cm na pele. Em uma das incisões é introduzida uma câmera e na outra, um instrumento para regularizar a lesão.
Normalmente, os pacientes submetidos a este tratamento podem voltar para casa no mesmo dia. Este procedimento tem baixíssimo índice de complicação e é uma das cirurgias ortopédicas mais realizados no mundo.
Os sintomas incluem dor, tanto na parte de dentro, quanto na parte de fora que se agrava durante a rotação do joelho, quando o paciente se agacha ou estica demais o joelho. Outro sintoma bastante comum é a sensação de bloqueio ou travamento.
Isso ocorre porque é uma estrutura menos móvel e, portanto, com menos capacidade de suportar uma rotação do joelho em um entorse associado a lesão do ligamento cruzado anterior, por exemplo.
Significa que a estrutura sofreu algum tipo de lesão que pode ser desde um corte ou a formação de um “flap”, que é quando um pedaço acaba se destacando e fica solto dentro da articulação.
Localizada em uma zona nobre de Porto Alegre, a Ortopedia Mariland conta com profissionais altamente capacitados, estrutura aconchegante, segurança e estacionamento no mesmo prédio prontos para recebe-los.
Os profissionais, todos especialistas em sub-áreas da ortopedia e traumatologia, estão em constante atualização para oferecer os melhores tratamentos para seus pacientes.
Trabalhamos com consultas agendadas, de segunda a sexta, das 8h às 18h.